Melhores Marcas de Notebooks

Atualmente temos mais de uma dezena de marcas de notebooks no mercado.

Algumas marcas possuem grande reputação mas cobram muito por isso outras possuem uma estratégia voltada para o preço baixo, mas quem entende de tecnologia vira o nariz para elas.

Além disso é difícil generalizar a qualidade de uma marca com base na experiência que temos com um único laptop.

Mas a pergunta mais importante a ser feita é: qual a melhor marca de notebook para mim?

Pretendemos listar aqui as principais marcas de notebooks da atualidade e além da nossa experiência pessoal traremos uma análise das opiniões dos donos coletadas no ReclameAqui.

1 – Notebooks Dell

Na minha experiência os notebooks da Dell são bons sim. Tive alguns no decorrer da minha vida.

Tive um notebook “workstation” importado dos EUA que comprei em 2007 e usei por alguns anos, só vendi por ter trocado por um notebook da Apple. Ainda assim esse notebook Dell teve uma longa vida útil passando pela mão de alguns familiares.

Recentemente um notebook Dell i3 que usamos na empresa começou a dar problema na placa de wifi, mas isso após 9 anos de uso e café derrubado sobre o teclado.

Na ocasião da derrubada de café ele continuou funcionando por quase um ano até termos que levar em uma assistência técnica.

A avaliação da empresa Dell no ReclameAqui é de nota 6,3 de 10, sendo que 50% das pessoas voltariam a fazer negócio com a empresa.

Lembrando que quase a totalidade das avaliações da Dell são referentes a notebooks e desktops. Então você tem uma visão clara da opinião dos usuários dessa marca.

Além de tudo o que relatei, em nenhum dos mais de 6 desktops e notebooks da Dell tive problemas que vieram de fábrica. Tudo isso me leva a colocar a Dell como a primeira do ranking de melhores marcas de notebook.

2 – Notebooks Apple

Eu utilizo notebooks da Apple desde 2009, o que utilizo atualmente adquiri em 2012. Não me vejo trocando por outro notebook que não utilize o sistema operacional Mac OS.

Após um oi dois anos de uso a tela do meu Macbook Pro que é retina começou a mostrar manchas como se tivesse uma película automotiva mal instalada.

Ainda assim após o término da garantia a Apple se prontificou a corrigir o problema, que parecia acontecer com outros proprietários do aparelho.

Então tive toda a tela trocada, mesmo fora da garantia! Tive que agendar, mas a assistência permitiu que eu ficasse com o computador enquanto a peça chegava. Para a troca efetiva precisaram do notebook por algumas horas. Então não tive que ficar dias sem o computador.

Os computadores com o sistema operacional da Apple são, na minha experiência, mais estáveis que os que utilizam Windows. Então não me lembro quando tive algum problema relativo a software em meu laptop.

Só não coloco os notebooks da Apple em primeiro devido a ter tido um problema de construção como aconteceu comigo. Esse tipo de problema não aconteceu nenhuma vez comigo nos computadores Dell.

Assim como a Samsung a Apple não tem respondido as reclamações de usuários junto ao ReclameAqui. As notas dos usuários nos últimos 6 meses são 1.6 de 10.

3 – Notebooks Acer

Os notebooks Acer são de muito boa qualidade. Tenho familiares muito próximos que possuem a mais de 7 anos computadores dessa marca, e funcionando bem!

A menos de um mês adquirimos aqui para a empresa um Notebook Acer 30v4, já que nosso velho amigo Dell Vostro i3 começou a dar problemas.

Digo que ficamos satisfeitos com a compra, nenhum problema foi apresentado até então e a performance é até superior ao que esperávamos.

No ReclameAqui a Acer é uma das empresas com maior nota dentre as marcas de notebooks. Com nota 7.6 de 10 nos últimos 6 meses a conceitua entre as boas marcas de notebooks.

Tudo isso trás a marca Acer para o terceiro lugar da lista na minha opinião.

4 – Notebooks Samsung

Os notebooks da Samsung são bons aparelhos. Não tenho a experiência com eles pessoalmente. Apenas a de terceiros próximos a mim.

Ainda assim se você avaliar as qualidades do produto eles são bem acabados e com configurações atraentes.

A avaliação da marca junto ao ReclameAqui é horrível, a nota deles é 1.9 de 10. Mas veja bem, a empresa adotou a política de não responder as reclamações junto ao ReclameAqui.

Nenhuma das mais de 13 mil reclamações dos últimos 6 meses foram respondidas. Nesse caso é óbvio que a nota que obteriam não poderia ser boa.

Além disso temos que para a Samsung a avaliação não se trata exclusivamente dos computadores portáteis, já que a empresa é forte em outros segmentos como: celulares, televisões,…

Infelizmente, não consigo avaliar o pós venda direto com a empresa, mas haja vista a opção por não responder as reclamações de clientes por um importante canal como o ReclameAqui, fica claro que precisam melhorar bastante nesse quesito.

Contudo nossa principal proposta aqui é avaliar se os notebooks são bons, e sem dúvida são de boa qualidade.

5 – Notebooks Asus

A marca de notebooks Asus é bem conceituada e bastante defendida por alguns de seus proprietários.

Já tive equipamentos da Asus, mas nunca um notebook da marca. Ainda assim já tive contato com vários notebooks da marca e a sensação é de que o produto é robusto e confiável.

A qualidade construtiva é muito boa e aparenta um certo zelo da marca pelo proprietário.

No ReclameAqui a nota da Asus fica em 7 de 10, o que é bom se compararmos com outras marcas.

6 – Notebooks Vaio

Os notebooks Vaio eram originalmente fabricados pela Sony. Por muito tempo foram sinônimos de aparelhos de grande qualidade.

Cheguei a utilizar um desses a alguns anos e realmente eram robustos e rápidos. A leveza e o status no mundo dos negócios eram outros diferenciais dessa marca de notebooks.

Atualmente os Vaio que temos acesso no mercado brasileiro são montados pela Positivo. Por ser um produto voltado para um público mais premium tal mudança trouxe desconfiança.

Entretanto ainda entendo que a qualidade é a mesma. Além disso a relação com a Positivo deve se tratar também para a assistência técnica e pós venda, e nesse quesito a marca brasileira é bastante forte.

A nota da Vaio no Reclame Aqui é 8.1 de 10, o que é bem considerável. Com certeza uma marca a ser cogitada.null

7 – Notebooks LG

Os notebooks da LG não possuem muita representatividade de vendas.

Ao meu entender, assim como a HP, a estratégia da empresa não é apresentar produtos competitivos em relação para obter volume, mas sim, disponibilizar o produto e obter o lucro cheio das “poucas” unidades vendidas.

Os LG Gram são um exemplo disso, são ótimos produtos, mas salvo os momentos de “queima de estoque” para a entrada de um novo modelo, seus preço são bem elevados.

As baterias da LG são bastante utilizadas inclusive por outras marcas, provavelmente devido a tecnologia e qualidade de produção das mesmas. Então se você procura boa bateria a LG é referência.

No ReclameAqui a LG possui boa nota, 8.2 de 10, contudo vale lembrar que essa nota diz respeito a toda a linha de produtos oferecida pela LG.

8 – Notebook HP

Meu primeiro computador foi um HP, isso em 1995, na época um desktop. Muito mais tarde em 2004 tive novamente um HP, dessa vez um notebook.

Faz muito tempo, mas para a época os aparelhos eram de boa qualidade. Cheguei a ter que usar a assistência técnica para o Desktop e, pelo que me lembro, funcionou bem.

Desde então a HP perdeu bastante espaço no Brasil, ao menos no ramo de desktops e notebooks já que as impressoras ainda são referência.

Entendo a HP como uma boa marca de notebooks, mas que as opções que disponibilizam no Brasil não são muito competitivas. Talvez seja um posicionamento estratégico relacionado a rentabilidade da empresa.

Então considero os notebooks HP como uma boa opção, desde que você compare os preços e estes estão de acordo com as configurações da concorrência.

No ReclameAqui a nota da HP é 7 de 10, mas veja que aqui está a nota de toda a gama de produtos da fabricante, o que inclui também as impressoras.

9 – Notebooks Lenovo

A Lenovo é “herdeira” da antiga gigante da informática IBM. É uma empresa chinesa e vende milhares notebooks anualmente.

Comprei para minha esposa em meados de maio de 2018 um Lenovo 320 com i5 de oitava geração e 8GB de RAM. Sua qualidade de construção é muito boa e a performance também é de bom tamanho.

Contudo, desde o início sua bateria se mostrou mediana. Com o passar do tempo ela só piorou, passando ao absurdo de 100% da bateria permitir que o notebook ficasse apenas 10 minutos ligado.

Recentemente mandamos para a assistência. Fomos bem atendidos e os atendentes se mostraram surpresos pelo tempo de duração da bateria que relatamos (isso indica que talvez tenhamos sido “premiados” com a pior bateria deles).

Outra questão é que eles não possuem assistências técnicas credenciadas, a manutenção é feita em um único lugar no Brasil. O notebook teve que ser enviado pelos Correios para São Paulo (sem custo) e a previsão é de até 30 dias para a devolução do aparelho.

Problemas podem acontecer em qualquer notebook, mas a experiência até então foi negativa. Isso leva essa marca para baixo em nossa lista de melhores marcas de notebooks.

Mas então os notebooks lenovo são bons? São sim, mas a bateria é o ponto fraco deles.

O suporte centralizado (você tem que mandar o aparelho pelos correios), apesar de parecer ser um problema, funcionou muito bem, desde o dia que solicitei o suporte 9/01/2019 até a data de devolução do notebook em perfeito estado foram 16 dias corridos (eles pedem até 30 dias).

E demorou um pouco mais porque demorei 2 dias para enviar para a assistência. O principal de tudo, a bateria parece melhor do que quando o aparelho era novo.

No ReclameAqui a Lenovo nos últimos 6 meses teve nota 7.1 de 10, o que indica que apesar da estratégia de pós-venda centralizada ser inconveniente para o usuário, talvez funcione em termos de qualidade do serviço prestado.

10 – Notebooks Positivo

Os notebooks da Positivo possuem um foco mais voltado para o baixo custo. Dessa forma não se pode esperar a mesma qualidade de produto que de uma marca com foco na qualidade.

Contudo, se você analisar os dados do ReclameAqui a positivo apresenta a melhor pontuação de todas as empresas aqui listadas. Sua nota é 8.9 de 10 nos últimos 6 meses.

Esse índice de satisfação é bastante significante. O que nos leva a entender que a marca apresenta um bom pós venda, resolvendo de fato os problemas que por ventura possam aparecer em seus aparelhos.

Coloco essa marca em um lugar não tão nobre devido aos notebooks terem um propósito para atender uma gama menor de tarefas. São bons notebooks de entrada e para estudantes contudo pecam quando a necessidade de performance é maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *