Notebook Não Liga

Seu notebook não liga? Não quer iniciar de forma alguma? Saiba o que fazer quando o notebook não liga!

É comum, em especial quando utilizamos um laptop mais antigo, de ter algum problema ao usá-lo. Uma das questões que mais aflige as pessoas é o fato do computador não ligar.

Por vezes temos uma tela azul, por outras ele apenas não inicia o sistema operacional. Veja aqui os casos mais comuns e as possíveis soluções.

1 – Tela preta, mas se ouve barulho

Se quando você tentou ligar seu computador ele fez o barulho que normalmente faz, mas a tela se manteve preta, sem aparecer nada, podem ser algumas causas. Vou tentar solucionar os problemas mais fáceis primeiro, vamos lá!

1.1 – Brilho da Tela

Se você tem criança em casa e deixa ela mexer em seu notebook, ou mesmo que você não deixa mas ela já demostrou curiosidade em mexer no teclado, pode acontecer de alguma tecla ter sido digitada para que a tela fique sem brilho.

Normalmente os notebooks tem duas teclas com desenho de solzinho, um menor e um maior. O menor diminui o brilho do computador até esse ficar em uma tela preta.

O maior aumenta o brilho a ponto de você conseguir enxergar o que está na tela.

A primeira tentativa é apertar essa tecla do solzinho grande até que o brilho volte ao normal. Por vezes, dependendo da marca do notebook, você precisa segurar a tecla fn para então apertar a tecla do solzinho grande.

Não funcionou, vamos para o próximo teste!

1.2 – Tela estragou

Se você tem um monitor para computador, ou eventualmente conecta o notebook na TV, você pode testar se foi a tela do notebook que estragou.

Conecte o notebook na tela do monitor ou TV, se no monitor ou na TV você conseguiu visualizar a imagem do seu notebook ligado, então provavelmente você teve problemas com a tela do laptop.

Aqui não tem muita saída, o negócio é usar o notebook através do monitor, trocar a tela em uma assistência técnica, pode ser viável depende muito do seu notebook, ou comprar um notebook novo.

1.3 – Queima da Placa de Vídeo

Se seu computador fez os barulhos normais de inicialização, o brilho da tela está corretamente ajustado e você não viu a imagem correta do computador na TV ou monitor, então muito provavelmente a placa de vídeo queimou (seja integrada ou dedicada).

Se sua placa de vídeo é integrada a placa mãe então você está na pior situação. Você provavelmente terá que trocar toda a placa mãe em conjunto com o chip gráfico. Normalmente esse custo é inviável e o mais econômico é comprar um novo laptop.

Recentemente aconteceu esse caso no Macbook 2009 de minha esposa. O custo de uma “nova” (ela é usada mas testada) placa de vídeo e placa mãe beira os 2 mil reais. Ou seja, completamente inviável.

Se sua placa de vídeo é dedicada existe a possibilidade de comprar esse mesmo modelo para trocar e ainda contratar uma assistência técnica.

2 – Chega até a tela de BIOS, mas não inicia

Se seu computador chega até a etapa em que normalmente aparece a tela com a marca do computador, mas a partir daí o sistema operacional não inicia são dois os problemas:null

2.1 – Sistema Operacional

Para saber se o problema é o HD ou o sistema operacional você tem que colocar o HD desse notebook em um case para acessar a partir de outro notebook ou de um desktop.

Se os dados estiverem íntegros então você já pode partir para a etapa de backup e posteriormente formatação e re-instalação do sistema operacional que você usa.

Após essas etapas você provavelmente terá o seu laptop por mais algum tempo.

Se em meio ao backup você receber mensagens de problemas no disco, então pode saber que o problema é o próximo. Tente copiar os dados que conseguir e se prepare para perder vários arquivos.

2.2 – HD

Esse problema já aconteceu comigo também, o HD queimou. Normalmente acontece após uma queda do notebook. E os notebooks mais antigos estão mais suscetíveis a esse problema.

Nesse caso a única alternativa é a troca do HD. Mas existe uma boa e uma má notícia.

A boa é que o custo para solucionar não é dos mais altos. Você pode até optar trocar o HD por um SSD (isso se seu computador for compatível) e além de resolver o problema ter um incremento na performance.

A má notícia é que definitivamente você perdeu todos os dados que estavam em seu computador. Você pode até tentar contratar uma empresa de recuperação de dados se estes forem cruciais, mas os custos são absurdos.

3 – Não ouve nenhum barulho ao ligar

Nesse caso tem duas possibilidades mais prováveis.

3.1 – Carregador ou cabo de energia

Nesse caso quando você aperta a tecla de ligar nenhuma das luzes do computador se liga, ou a luz dá uma simples piscada. O carregador pode ter pifado e você apenas não tem energia para carregar seu computador.

Antes de confirmar que seu carregador de fato estragou confirme que ele está conectado na tomada na tomada.

Para testar se esse problema é o seu caso, o ideal é, se você tem alguém próximo com o mesmo modelo de computador, testar se com outro carregador o computador passa a mostrar que está carregando.

Outra forma é pegando emprestado a bateria de um computador idêntico. Novamente você precisa ter alguém conhecido com um computador idêntico.

3.2 – Placa Mãe

Nesse caso as luzes que indicam que o computador está ligado ficarão ligadas, mas você não chegará nem mesmo na tela de BIOS do computador e não ouvirá barulhos como nos casos listados no item 1 dessa lista.

A troca da placa mãe é normalmente um reparo bem caro. Como no caso que citei acima do Macbook de minha esposa, onde optamos por comprar um novo notebook.

Ainda assim é possível que você tenha o HD ainda funcional e poderá fazer backup dos dados, sem problemas nesse quesito.

4 – Tela Azul

São vários os problemas que podem ocasionar uma tela azul no computador. Mas os mais comuns são decorrentes de memória RAM com problemas. Em geral é necessário trocar a memória para ter um computador funcional novamente.

O custo da memória é médio para alto, dependendo do modelo de seus pentes de memória. Então nesse caso se prepare para gastar um pouquinho mais.

Mas veja que se sua memória RAM já está começando a falhar comece a economizar para a troca de laptop, assim que acontecer você já estará preparado e o custo de um novo não pesará tanto em seu bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *