Notebook Desligando Sozinho

Seu notebook está desligando sozinho? Veja as razões que podem estar lhe trazendo esse problema e como arrumar seu computador.

Normalmente os computadores não possuem o comportamento de desligar sozinho, essa condição é muito provavelmente consequência de um dos problemas abaixo.

Superaquecimento do notebook

O superaquecimento é o problema mais corriqueiro a causar o desligamento automático do notebook. O desligamento acaba sendo uma forma de proteção do computador para que não ocorra danos ao aparelho.

Dias muito quentes e computador operando sem descanso aumentam a possibilidade de que esse tipo de pane possa acontecer. É também provável que o uso de softwares que consumam muitos recursos façam essa situação ser mais comum.

Assistir filmes durante horas a fio é uma das atividades que consomem os recursos de forma crítica e por conseguinte podem desligar o notebook sozinho, em especial em dias quentes.

Ouça seu notebook, se ele faz muito barulho é provável que está utilizando recursos perto do seu limite e isso pode acarretar no desligamento.

Ao mesmo tempo existe o barulho do funcionamento da ventoinha que serve para o resfriamento do laptop. Se esta não estiver funcionando com certeza esse problema será bem recorrente.

Então para essa situação ser resolvida o ideal é avaliar se a ventoinha de resfriamento está funcionando. Se você não está em um ambiente climatizado as chances de acontecer tal problema reduz drasticamente.

Se está e mesmo assim o desligamento ocorre a toda hora, então você pode cogitar a troca do HD por um SSD, essa segunda tecnologia aquece menos e consequentemente pode reduzir a frequências de desligamentos, além de melhor a performance de seu notebook.

Verifique também se a forma que você usa não está fechando a saída de ventilação/resfriamento do notebook. Se você fechar essas aberturas seu notebook sem sombra de dúvida irá desligar.

Erros no sistema

O software que você utiliza pode também ser um inimigo quando se trata desse problema.

Veja se sempre que o seu computador para é ao usar sempre o mesmo programa. Se sim, existe grande chance desse software ser o responsável pelo desligamento de seu notebook.

Pode ser por ele estar consumindo os recursos de seu computador de maneira inadequada, ou pior ainda, devido a falhas em seu desenvolvimento ou inadequação com seu sistema operacional

Nesse caso, se o software que você usa é de uma empresa idônea e reconhecida, tente mantê-lo atualizado. Nas atualizações é possível que problemas como esses sejam sanados.

Se seu sistema operacional é muito antigo, por exemplo Windows XP e Vista, também é mais comum que você tenha esse tipo de problemas, haja vista que esses sistemas estão defasados.

A premissa é: quanto mais atualizados os softwares, menos suscetíveis a problemas eles estão.

Sujeira e poeira

Muito pó e sujeira pode danificar os elementos eletrônicos de seu notebook.

Se seu notebook é mais antigo, faça uma limpeza geral nele e tente tirar a maioria da sujeira encontrada sobre o aparelho.

Se você se sente seguro em abrir seu laptop essa também pode ser uma boa alternativa. Com um pincel muitíssimo limpo e muito cuidado você pode diminuir esse problema que está lhe incomodando. Mas nunca faça isso com ele conectado na tomada!

Memória danificada

Memória danificada é outro problema que pode trazer o problema do desligamento automático.

Se você além de ter o notebook desligado sozinho também recebe mensagens de tela azul na tela do notebook, pode saber, a memória é um dos problemas que está causando o desligamento.

Se seu computador é muito antigo, por incrível que pareça o custo dessas memórias podem ser superiores as mais atuais. Isso porque as antigas não são mais fabricadas na quantidade que já foram no passado.

Se com todas as dicas seu notebooks continua com o mesmo problema talvez já esteja na hora de começar a pesquisar por um novo.

Nesse caso, pode contar com o Meu Notebook para comparar notebooks ou para procurar pelas características que você deseja no seu novo note.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *